top of page
Buscar
  • Jeferson Nunes

O que é um arquétipo explicação completa


Um arquétipo é um padrão universal ou modelo de comportamento, personalidade ou símbolo que é inerente à psique humana. Esses padrões são considerados elementos fundamentais da cultura e da experiência humana, e são frequentemente encontrados em mitos, contos de fadas, religiões e obras literárias.


A psicologia analítica, desenvolvida por Carl Jung, é especialmente conhecida por explorar o conceito de arquétipos. Jung acreditava que os arquétipos são herdados e universais, fazendo parte do inconsciente coletivo da humanidade. Exemplos comuns de arquétipos incluem o herói, a mãe, o sábio, o arquétipo da águia, o vilão, entre outros. Esses padrões podem ser identificados em várias formas de expressão cultural e são frequentemente usados para entender o comportamento humano e os motivos por trás das histórias e mitos que contamos.


Um livro aberto em cima da mesa


Quem foi Carl Gustav Jung


Carl Gustav Jung foi um psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica. Ele nasceu em 26 de julho de 1875, em Kesswil, na Suíça, e faleceu em 6 de junho de 1961, em Küsnacht, também na Suíça. Jung é conhecido por suas contribuições significativas para a psicologia, especialmente no campo da psicologia profunda e da compreensão do inconsciente humano.


Jung foi discípulo de Sigmund Freud, o fundador da psicanálise, mas eventualmente divergiu de Freud em relação a certas teorias e conceitos. Ele desenvolveu suas próprias ideias, incluindo o conceito de inconsciente coletivo, arquétipos, individuação e a importância dos símbolos na psique humana.


A psicologia analítica de Jung enfatiza a totalidade da psique, reconhecendo tanto os aspectos conscientes quanto os inconscientes da mente. Ele acreditava na importância de integrar os opostos dentro de cada indivíduo para alcançar o equilíbrio psicológico e o estudo e desenvolvimento pessoal.


Além de sua influência na psicologia, Jung também fez contribuições para o estudo da mitologia, religião, antropologia, filosofia e arte. Suas ideias continuam a influenciar muitas áreas do pensamento contemporâneo.


A psicanálise estuda o que?


A psicanálise é uma abordagem da psicologia que se concentra na compreensão dos processos mentais inconscientes e seus efeitos sobre o comportamento humano. Ela foi fundada por Sigmund Freud, um médico neurologista austríaco, no final do século XIX. A psicanálise estuda uma variedade de temas relacionados à mente humana, incluindo:


  1. Inconsciente: A psicanálise explora a ideia de que grande parte do comportamento humano é influenciado por impulsos e desejos inconscientes, muitas vezes enraizados em experiências da infância.

  2. Desenvolvimento psicossexual: Freud propôs que a personalidade se desenvolve através de estágios psicossexuais (oral, anal, fálico, latência e genital), e que conflitos nestes estágios podem levar a problemas psicológicos na vida adulta.

  3. Mecanismos de defesa: A psicanálise investiga os mecanismos de defesa que as pessoas usam para lidar com ansiedades e conflitos inconscientes, como a repressão, a projeção, a racionalização, entre outros.

  4. Transferência e resistência: Esses conceitos descrevem como os sentimentos e padrões de relacionamento do paciente com figuras significativas são transferidos para o terapeuta durante a análise, assim como as resistências do paciente em enfrentar e trabalhar com conteúdos emocionalmente carregados.

  5. Sonhos: A interpretação dos sonhos é uma ferramenta central na psicanálise, visto que Freud acreditava que os sonhos são manifestações dos desejos inconscientes e que sua análise pode levar à compreensão dos conflitos psicológicos.

  6. Relações interpessoais: A psicanálise também explora como os relacionamentos passados e atuais do indivíduo influenciam sua vida emocional e seus padrões de comportamento.

Embora a psicanálise tenha sido uma das primeiras abordagens formais da psicoterapia, sua influência estende-se para além da terapia individual para campos como a psicologia clínica, psicologia do desenvolvimento, estudos culturais, crítica literária, entre outros.


Objeto de arte em fomato de lua


Quem foi Sigmund Freud?


Sigmund Freud foi um médico neurologista austríaco e é amplamente reconhecido como o fundador da psicanálise, uma das abordagens mais influentes da psicologia. Ele nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg, Morávia (hoje Příbor, República Tcheca), e faleceu em 23 de setembro de 1939, em Londres, Inglaterra.


Freud revolucionou a compreensão da mente humana ao propor que grande parte do comportamento humano é influenciado por impulsos e desejos inconscientes, muitas vezes enraizados em experiências da infância. Ele desenvolveu várias teorias e técnicas terapêuticas, incluindo:


Inconsciente

Freud argumentou que a maior parte da mente está fora do alcance da consciência e que os impulsos e desejos inconscientes têm um papel crucial na determinação do comportamento humano.


Desenvolvimento psicossexual

Ele propôs uma teoria do desenvolvimento da personalidade baseada em estágios psicossexuais (oral, anal, fálico, latência e genital), onde conflitos não resolvidos em estágios anteriores podem levar a problemas psicológicos na vida adulta.


Estrutura da personalidade

Freud dividiu a personalidade em três partes: o id (instintos e desejos inconscientes), o ego (responsável pela mediação entre o id, o superego e a realidade) e o superego (a parte moral da personalidade).


Mecanismos de defesa

Ele identificou várias estratégias psicológicas que as pessoas usam para lidar com conflitos e ansiedades, como a repressão, a projeção, a racionalização, entre outros.


Sonhos

Freud considerava os sonhos como "a via real para o inconsciente" e desenvolveu técnicas para interpretá-los como manifestações dos desejos e conflitos inconscientes. Muitas pessoas relatam ver horas iguais ou sonhos específicos, como por exemplo sonhar com cachorro e para tudo isso existe significado na psicanalise.


As ideias de Freud tiveram um impacto duradouro na psicologia, influenciando não apenas a psicanálise, mas também outras áreas, como psicologia clínica, psicologia do desenvolvimento, psicologia da personalidade e antropologia cultural. Ainda hoje, muitas das suas ideias são objeto de debate e análise em diversas disciplinas.





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page