top of page
Buscar
  • Jeferson Nunes

Vale a pena fazer a faculdade de Desenho Industrial

No decorrer de nossas vidas, utilizamos uma variedade de objetos pessoais, como televisão, calculadora e móveis da sala, bem como objetos projetados para fins profissionais, como o estetoscópio usado por médicos, por exemplo.


Quadro de arte no estilo geométrico

No entanto, antes de podermos desfrutar das soluções e da praticidade que esses objetos nos oferecem, alguém precisa pensar em sua forma e função, alinhadas ao propósito para o qual foram criados.


Essa tarefa é atribuída aos profissionais formados na faculdade de Desenho Industrial, também conhecida por outros nomes, como Design de Produtos. Neste artigo, exploraremos mais sobre essa carreira, portanto, fique atento!


O que é Desenho Industrial?


A faculdade de Desenho Industrial é um curso de graduação que forma bacharéis capacitados para projetar objetos que atendam às necessidades individuais e coletivas, facilitando a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.


Para desempenhar esse papel, seja projetando eletrodomésticos, desenhos para desenhar, móveis, peças usadas em obras, como azulejos, ou instrumentos médicos, o profissional deve considerar uma série de fatores importantes, como funcionalidade, conforto, ergonomia e estética. Quanto mais critérios o produto conseguir atender simultaneamente, maior será o reconhecimento para o bacharel em Desenho Industrial.


Quadro de uma pintura colorida

O que se aprende nesse curso?


As disciplinas ministradas no curso de Desenho Industrial abrangem o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades de diversos segmentos da indústria.


Numa era em que a tecnologia está firmemente incorporada à rotina de muitos profissionais, os alunos aprendem a utilizar softwares criados para auxiliar na elaboração de desenhos. Portanto, não basta ter habilidades manuais, é igualmente importante dominar as novas ferramentas disponíveis.


Em uma perspectiva mais ampla, o curso também oferece noções sobre os processos produtivos. É crucial que o profissional compreenda os conceitos básicos que norteiam a fabricação em larga escala, afinal, a menos que a intenção seja criar um produto exclusivo e de colecionador, é provável que várias unidades do produto sejam fabricadas.


Quais habilidades são necessárias para se destacar nesse curso?


Para se destacar na profissão, o graduado em Desenho Industrial precisa ser versátil, destacando-se tanto pela criatividade ao buscar soluções inovadoras e funcionais, quanto pela compreensão das necessidades dos consumidores, antecipando-as sempre que possível. Isso requer uma capacidade analítica aguçada para criar objetos, soluções, desenhos para pintura e visuais inteligentes.


Agora que você entendeu o porquê de considerar a faculdade de Desenho Industrial como uma ótima opção de carreira, procure a faculdade ideal para iniciar os estudos.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page